Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Periodontia (Gengiva)

O tratamento das gengivas doentes e inflamadas é conhecido como periodontia. Esta é uma doença bucal na maioria das vezes indolor e, por este motivo, o paciente demora em procurar auxílio do cirurgião dentista e, quando finalmente consegue marcar a sua consulta, o problema na gengiva localizada já se potencializou para os ossos que sustentam os dentes. Popularmente conhecida como gengivite ou mais antigamente como “piorréia”, o sinal clássico de que estamos com algo inflamado na boca é o sangramento gengival que acontece quando vamos escovar os dentes, além do amolecimento do dente repentinamente.

 


Além deste sangramento, o paciente percebe que a sua gengiva, que normalmente tem uma coloração rósea, começa a ficar com uma “vermelhidão”, principalmente no colo dos dentes. Normalmente com uma boa profilaxia profissional, bochechos anti-sépticos específicos e um estímulo e orientação na técnica de escovação, este quadro de inchaço desaparece.

Quando, porém existe uma demora no retorno deste paciente à clínica odontológica, a placa bacteriana acumulada na superfície do esmalte dental se calcifica e adere nos espaços interdentais, provocando o que chamamos de “tártaro”. Este problema somente é resolvido pelo dentista que irá promover uma raspagem desta calcificação e trazer a normalidade, aquela região que estava inflamada. 

Desta forma, recomenda-se que se faça uma higiene e profilaxia bucal a cada 6 meses, ou em pacientes mais disciplinados na escovação ou mesmo que possuem uma boa constituição salivar, que o periódico bucal aconteça 1 vez ao ano. A idéia para o controle dos problemas gengivais é a manutenção e não necessariamente a intensidade na resolução rápida da questão.

Em função de toda a explanação acima, é importante que se entenda que, mesmo um dente que não tem cárie, pode ser perdido, caso o paciente apresente um grave problema de inflamação que irá desencadear uma infecção periodontal e que dependendo da intensidade desta agressão, o dente começará a ficar mole e a “bambear” na boca. Dependendo do estágio desta infecção ainda é possível fazer cirurgias na gengiva e no osso e conseguir preservar o dente, antes de sua extração.

Fique atento e sempre faça sua revisão de saúde bucal. O CONSULTÓRIO poderá te ajudar nesta descoberta de como anda a saúde da sua gengiva.