Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Endodontia (Canal)

A endodontia é a área da odontologia que trata dos canais dentários. Todos os nossos dentes possuem algum canal, onde se aloja o nervo dental, mais conhecido como “polpa”. Esta inervação é responsável pela sensibilidade que o dentes possuem ao frio e ao calor. O sinal clássico de que algum canal dental possa não estar bem é a dor, ou mesmo um inchaço, que pode ser precedido de dor ou não, que acontece no alto da gengiva, próximo da raiz do dente afetado.


Cada dente possui uma quantidade exata de canais e uma morfologia individual, com vários nuances e inclinações. Normalmente os dentes da frente possuem 1 canal, os intermediários (pré-molares) 2 canais e os molares, que são os dentes do fundo, são constituídos de 3 canais.

Antigamente quando se tinha dor de dente, a primeira coisa a se fazer era “arrancar o problema”. Hoje, depois de muita conscientização, os clientes já estão percebendo a importância de tratar o canal do dente para preservá-lo na boca, mesmo que seja necessário algumas sessões clínicas para que o dentista coloque um “ remédio”, dentro de nossa raiz para ir diminuindo a infecção causada pelas bactérias bucais.

 Pode acontecer em algumas situações que o dente apresente “trincas” em sua raiz e mesmo que se faça um tratamento de canal, pode ser que a dor não desapareça totalmente. Dependendo do tamanho desta trinca, o dente já poderá estar comprometido, não sendo mais possível salvá-lo.

Entenda que além de uma cárie que não foi tratada e que aumentou de tamanho, ou mesmo restaurações mal feitas, que irão gerar algum tipo de infiltração, poderão ocasionar algum tipo de problema no canal dental. Para evitar esta situação, mais uma vez é importante o controle periódico de um dentista, afinal são 28 dentes que deverão ser avaliados, caso o paciente não tenha perdido nenhum anteriormente.