Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Higiene Bucal e Aparelhos Ortodônticos: dúvidas mais comuns

1- O aparelho ortodôntico provoca cárie?

Não. Mas as peças (braquetes e bandas), fios e outros ajudam a reter mais alimentos, provocando maior acúmulo de placa bacteriana. A placa é uma película branca, cinza ou amarelada que se adere ao dente, em volta dessas peças. É formada de restos de alimentos, bactérias e células descamadas. A falta de higiene faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção.

2 - Posso comer e beber de tudo?

Deve-se evitar alimentos açucarados e pegajosos como balas, chicletes, caramelos e pirulitos. Evitar também alimentos fibrosos como cana, abacaxi e manga. Alimentos duros devem ser cortados em pedaços e mastigados com os dentes posteriores (parte de trás). Cuidado com pipocas e amendoins.

No caso de aparelhos removíveis, retirá-los para tomar sucos e refrigerantes.

3 - Qual é a melhor escova?

Aquelas com cerdas arredondadas e macias. No mercado existem escovas apropriadas para aparelhos fixos, com pequenos tufos (unitufo ou bitufo), com cerdas em forma de "V" e com duas fileiras de cerdas (sulcus). No entanto, todas elas durarão menos tempo.

4- O que mais posso fazer para melhorar minha higiene bucal?

Usar o fio dental com a ajuda de uma pequena agulha de plástico chamada de "passa-fio". E você pode pedir ao seu ortodontista que lhe indique uma solução fluoretada para bochechos diários, preferencialmente noturnos.

5- Como posso higienizar meu aparelho removível?

O aparelho "móvel" deve ser escovado todas as vezes que você for escovar os dentes. Deve-se usar o creme dental para essa escovação, que visa evitar a retenção de placa no aparelho e o sabor desagradável. Nunca se deve ferver o aparelho. Para evitar o mau cheiro, coloque-o em um copa com água e uma colher de água oxigenada 10 volumes ou bicarbonato por 15 minutos, uma vez por semana. Ou, se preferir mensalmente, deixe-o imerso em um anticéptico bucal por 15 minutos.

 

Lembre-se sempre que sua cooperação é fundamental para o sucesso do tratamento e, qualquer outra dúvida, procure seu ortodontista para esclarecê-la.