Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Ricketts

Foi um grande mestre e ortodontista norte americano que influenciou muitos dentistas mundialmente e criou a Filosofia “Bioprogressiva”, desenvolvendo bráquetes, com características próprias. Esta técnica trabalha a boca por segmentos e áreas localizadas e tem como forte influência o tratamento precoce, para já estimular a arcada dentária e evitar, quando possível, extrair dentes, deixando as arcadas, se necessárias, bem alargadas e com sorrisos amplos. Atualmente, temos também utilizado estas peças em todo o arco dentário, na chamada Técnica de “arco contínuo ou reto”. Os profissionais que prezam por esta técnica têm como características um forte diagnóstico dos problemas das mordidas erradas, além de terem muita habilidade manual para finalizações de seus tratamentos.

A grande preocupação e contribuição deste autor foi diminuir a força aplicada a raiz do dente e para isto reduziu o encaixe do fio no bráquete, diminuindo-o para uma secção (0,018”), para utilização com fios menos calibrosos, além de desenvolver a liga  Eugiloy®, para fazer arcos seccionais, principalmente, para o movimento de intrusão (subir os dentes para dentro do osso), e facilitar desta maneira a correção das mordidas profundas. Estes problemas são aqueles em que aparece muito pouco os dentes inferiores, durante o sorriso.

Para expandir as arcadas superior e inferior, Ricketts, além de usar seus arcos base e utilidade, trabalhou bastante com os aparelhos colados ou de encaixe, como o quadriélice e bi-hélice, respectivamente, numa fase clínica prévia a colagem das peças ortodônticas. Este tipo de prescriçâo de bráquetes também é muito utilizado em pacientes adultos nos seus diversos problemas de mordida. Esta biomecânica já faz parte de nosso centro avançado de Odontologia, além do desenvolvimento de um novo conjunto de bráquetes de Ricketts denominado “Fall”, em que reduzimos os torques de alguns dentes do sistema original do autor.