Rua 2550, n° 825 sala 2, Centro, Balneário Camboriú - SC 47 3398.2533 / 47 9111.9291

Estéticos

A busca pela correção dos dentes mal posicionados sempre foi uma constante, mas a oportunidade de fazer isto com peças estéticas tem tido uma grande aceitação pelos ortodontistas, mas principalmente pelos pacientes que desejam este “look” (imagem) mais branco e transparente. O avanço industrial na qualidade das características da peça estética, como retenção e resistência foram importantes para que este crescimento se expressasse. Estes bráquetes (suportes) podem ser cerâmicos (alumina) ou de compósitos (policarbonatos) reforçados. Na linha cerâmica podem ter características de coloração com tons mais brancos (policristalinos) ou mais transparentes (monocristalinos) e são mais duros que os de compósito, o que acaba os tornando também, mais friáveis. 


Para diminuir um pouco o atrito de seu sistema, algumas empresas promovem um polimento especial de seu encaixe (slot), ou até se utilizam de uma pequena superfície de metal interna a este slot, para fazer com que o dente deslize com maior facilidade. Já com a adição de elementos (fibras de vidro) que aumentaram um pouco a resistência das peças de compósito, houve uma expansão desta técnica, pelo não desgaste do esmalte dental, quando existe algum possível trauma de mordida bem em cima do bráquete ortodôntico, bem como por sua agradável translucidez. Contudo, em função de sua composição mais plástica, estes bráquetes de policarbonato tem a sua descoloração mais rápida que os cerâmicos e devem ser muito bem indicados pelo ortodontista, bem como discutido com o cliente, quando o tempo de seu tratamento for bem amplo. 

Este sistema estético pode usar as borrachas elásticas clássicas para prender o fio, ou ainda um fio de amarrilho (fio de metal estético ou não) ou mesmo serem autoligados, ou seja, terem o clipe na sua abertura. A utilização ou escolha de fios estéticos ou metálicos estará na dependência do movimento que o ortodontista desejar realizar e do momento ou “fase clínica” que o paciente será conduzido (alinhamento, nivelamento ou controle de torque). Mais uma vez a Clínica CATI desponta com mais esta interessante opção aos nossos já clientes, ou aos seus mais “novos futuros”.